Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio, uma campanha que teve início em 2015, no Brasil com o intuito de conscientizar as pessoas sobre esse assunto, assim como evitar também o seu acontecimento. É nesse mês que no dia 10 é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
O suicídio é umas das principais causas de morte no Brasil (cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos) e no mundo (mais de 1 milhão). Com isso, a campanha deste ano traz o slogan “Agir salva vidas”, visando alertar as pessoas sobre como identificar alguém que precisa de ajuda e tratamento psicológico.
Os índices crescentes de suicídios nos últimos anos alertam sobre a importância de falar sobre esse assunto. Ainda há grande tabu sobre o assunto, o que dificulta na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelo preconceito e falta de informação das pessoas.
Com a finalidade de conscientização da população sobre a importância da gravidade desse problema, já foram iluminados de amarelo o Cristo Redentor, o Congresso Nacional, a Catedral, entre outros lugares de destaque do país.