No momento de abrir uma empresa, é fundamental pesquisar e buscar compreender qual será a melhor opção para o seu tipo de negócio. Essa é a hora em que os empreendedores já começam a ter algumas dúvidas e uma das que mais aparecem é sobre qual a diferença entre MEI e ME. Uma confusão que ocorre inicialmente, por conta da semelhança das siglas, porém são termos com significados bem diferentes.
MEI e ME
O MEI e o ME são as duas categorias de empreendimento com maior número de representantes no Brasil. Apesar de também ser “micro”, MEI e ME não são a mesma coisa. Em função do faturamento, o ME possui uma estrutura mais forte do que o MEI. Enquanto a receita anual de um MEI é de R$ 130 mil, a receita bruta de uma ME pode ser de até R$ 360 mil por ano.
O MEI, microempreendedor individual é uma pessoa que atua por conta própria e sua situação é regularizada como pequeno empresário. Já o ME, a sua formalização de um negócio como Microempresa é baseada em um contrato social que precisa ser registrado na Junta Comercial. O empreendedor deve escolher entre os regimes do Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.
Claro que a escolha mais vantajosa vai depender do tipo e da estrutura do tipo de negócio de sua empresa. Caso uma ME opte pelo Simples Nacional, por exemplo, o recolhimento de impostos é feito de forma única, englobando todos os tributos federais. Esse valor deve ser calculado com base na tabela do Simples levando em consideração a receita da empresa nos últimos 12 meses.
Principais diferenças entre MEI e ME
A principal diferença entre MEI e ME é a questão do faturamento como dito acima. Porém, existem outras diferenças importantes a serem consideradas:
Formalização
É simples no caso do MEI. Você consegue fazer online e sem burocracia alguma. Já o ME é um pouco mais complexa, pois há a necessidade de haver um contrato social;
Funcionários
O MEI pode ter apenas um empregado contratado e que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.O ME pode ter uma equipe de funcionários;
Gestão contábil
Para o MEI é mais simples, pois, embora o empresário deva registrar as entradas e as saídas de forma mensal, não é preciso ter um livro com a contabilidade da empresa, por exemplo. Já o ME precisa cumprir todas as obrigações contábeis de uma empresa normal;
Atividades
Para ser MEI é preciso desempenhar uma das atividades que se enquadram na categoria;
Contribuição:
O MEI paga valor fixo mensal de acordo com a atividade na qual se encaixa. O ME paga um valor baseado em sua receita.