Não importa sua área de atuação, se você é um empreendedor ou exerce algum cargo de liderança, a busca pelo conhecimento para promover a melhoria contínua de sua performance é fundamental.
Nesse sentido, com a necessidade de expandir seu horizonte nesta área, recorrer a bons livros pode ser eficaz para aprender mais sobre o assunto e como conduzir melhor o negócio.
Há inúmeras opções de títulos e autores renomados que vão auxiliar você em um nível mais elevado de administração, desenvolvimento de estratégias e habilidades que fazem a diferença no mundo empresarial.
Muitos gestores de sucesso já passaram por diversas situações desafiadoras e conseguiram encontrar soluções em momentos de crise, e hoje compartilham a experiência e conhecimento para inspirar a trajetória dos que estão nesse mesmo caminho.
A partir disso, selecionamos alguns dos melhores e mais conhecidos livros que já se tornaram clássicos que ensinaram e seguem ensinando gerações, com muito sucesso.
Empresas Feitas Para Vencer – Jim Collins
O livro de Collins é um dos livros mais lidos sobre gestão empresarial, praticamente uma leitura obrigatória. A obra mostra como manter o negócio na direção do crescimento. Para isso ele propõe que sua empresa saia do conformismo e siga sempre em busca de melhorias para com isso, alcançar o sucesso.
Com exemplos que chegam a desafiar a lógica, o autor seleciona algumas características que fazem com que um negócio se torne excelente naquilo que ele se propõe e outras não.
“Empresas Feitas Para Vencer” tentar responder alguns questionamentos como:
- Até que ponto a presença do CEO é indispensável para o sucesso de uma empresa?
- Quem é melhor: o otimista ou o pessimista?
- Qual o papel e os limites da tecnologia dentro das organizações?
- Como evitar a burocracia?
- Como direcionar os esforços para aquilo em que a empresa pode se destacar?
Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar – Daniel Kahneman
Obra de autoria do professor Daniel Kahneman, ganhador do pêmio Nobel de Economia em 2002. Nela estabelece um comparativo entre dois modos de pensamento que controlam a mente humana: o rápido, emocional e intuitivo; e o lento, logico e ponderado.
Entender a lógica por trás dos pensamentos, auxilia qualquer pessoa na tomada de melhores decisões e não ficar preso somente no modo rápido. Ao fazer a leitura, pode-se aprender a confiar ou não na sua intuição e estabelecer técnicas para prevenir falhas.
Gestão do Amanhã – Sandro Magaldi, José Salibi Neto
Sandro Magaldi e José Salibi Neto trazem no livro uma análise sobre os modelos de gestão ao decorrer da história e qual deve ser o modelo nesse novo momento. Em um texto abrangente e ao mesmo tempo simples, eles apresentam tudo o que você precisa saber para não ser derrubado por não se adaptar ao novo. Aceite de uma vez por todas que o futuro não é mais como era antigamente; Entenda que “Qualquer companhia desenhada para ter sucesso no século XX está destinada a fracassar no século XXI”; Saiba quais são os modelos de gestão na 4ª Revolução Industrial; Descubra se o ensino tradicional de gestão está falido; Conheça o perfil do líder da 4ª Revolução Industrial.
Muitos gestores, principalmente os mais experientes, se queixam de alguns livros dizendo que são só teorias. Por isso, para quem gosta de resultados comprovados e botar a mão na massa, esse livro é uma excelente escolha.
O livro é uma atualização repleta de conceitos modernos e experiências bem-sucedidas, aliadas com muita pesquisa. O objetivo dos autores é preparar os gestores para lidar com os cenários futuros, sendo que para isso eles estudaram os principais gestores empresariais de todo o mundo.
O Novo Gerente-Minuto – Ken Blanchard, Spencer Johnson
O livro aborda sobre a importância de ser assertivo e rápido na hora da tomada de decisões e sobre gerenciamento da rotina.
Essa obra é um best seller lançado pela primeira vez pelos autores em 1982. Como teve muito sucesso, os ensinamentos foram renovados e ocorreu o lançamento do novo livro, adaptado ao século 21 e as empresas modernas.
Os autores mostram que um minuto é tempo suficiente para traçar metas e resolver seus maiores problemas. Eles separam em os “três segredos-minutos” que são: objetivos-minuto, elogios-minuto e redirecionamentos-minuto.
Todos podem se tornar novos gerentes-minuto com pequenas adaptações em sua rotina. A obra é um olhar atento para seus funcionários, por um minuto, e é o que pode revelar a solução que você procurava.
Livro Manual do CEO – Um verdadeiro MBA para o gestor do século XXI – Josh Kaufman
Livro lançado em 2010, é considerado por muitos, como um verdadeiro MBA, no qual o autor condensa, em um único volume, ensinamentos práticos e inúmeros cases.
Josh Kaufman fala dicas valiosas e ensina como o leitor pode dominar alguns conceitos importantes de cada área, o que colabora para ampliar a sua visão como gestor ou empreendedor.
O autor divide o livro em capítulos que abrangem todas as áreas da Administração (passando por Finanças, Marketing, RH e Vendas).
Assim, mesmo quem não é da área da gestão pode aprender conceitos que são essenciais para sobreviver nesse mercado. Uma relação das principais ideias do livro:
- É mesmo arriscado abrir um negócio?;
- É preciso ter um plano de negócios perfeito antes de abrir a sua empresa?;
- Você tem mesmo que levantar um enorme capital antes de desenvolver o seu negócio?;
- Afinal, o importante é o que você sabe, ou quem você conhece?;
- O que é a Lei de Ferro do Mercado e para que serve?;
- As Doze Formas Padrão do Valor e como aplicá-las no seu negócio.