O início do movimento teve início em 1990, em Nova York num evento chamado “Corrida pela cura”. Seu intuito era buscar arrecadar fundos para uma pesquisa realizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Sendo lançado aí o símbolo da campanha, os laços cor de rosa.
Na época, os corredores receberam esses laços para usarem durante a corrida e, depois disso, passou a ser distribuído em locais públicos e eventos.
Enfim o mês de outubro chegou, todos com os corações cheios de expectativas e novos planos que um início de mês sempre traz! E, juntamente com ele, uma campanha a qual atinge a todos, principalmente mulheres e deve ser lembrada com bastante atenção: o Outubro Rosa.
O Outubro Rosa é uma campanha que já acontece anualmente, realizada mundialmente em outubro. Sua intenção é de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.
A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos, ressaltando a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade as mulheres.
As estimativas no Brasil são extremamente alarmante. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), cerca de 59700 mulheres são diagnosticadas com a doença por ano desde 2018.
Durante o mês, várias instituições vêm com a pauta sobre o assunto para encorajar a sociedade a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Tais iniciativas são essenciais para a prevenção, visto que em seu estágio inicial, a doença é assintomática.
Aproveite esse alerta para realizar o autoexame e, também, a sua mamografia, visite o médico regularmente. Compartilhe com quem você ama para lembrá-las e vamos juntos abraçar a causa da prevenção. Cuidar da saúde é investir no seu futuro!