A campanha Agosto Lilás representa o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A violência doméstica e familiar é a principal causa de feminicídio no Brasil e no mundo. Trata-se da violência que mata, agride ou lesa a mulher.
Esse tipo de violência pode ser cometido por qualquer pessoa, inclusive por outra mulher, que tenha uma relação familiar ou efetiva com a vítima. Com isso, os agressores geralmente moram na mesma casa que a mulher em situação de violência, podendo ser o marido, o companheiro, pai, mãe, tio e até mesmo filho.
A campanha Agosto Lilás foi criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, com o intuito de combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil.
São 15 anos da Lei Maria da Penha Lei 11.340/06, que é considerada legislação de referência em todo o mundo no combate a esse tipo de violência. O Brasil foi o 18º da América Latina a adotar uma legislação para punir agressores de mulheres.
O Agosto Lilás nos faz lembrar da importância de falar, debater e refletir acerca deste problema que infelizmente é ainda tão comum. Para combater a essa violência, não hesite, ligue 180 e denuncie. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive durante os finais de semana e feriados, podendo ser acionado de qualquer lugar do Brasil.
Você também pode utilizar outros canais de denúncia, como o site da Ouvidoria, App Direitos Humanos Brasil, Telegram e o Whatsapp. E em caso de emergências ligue 190.