O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 05 de junho de 2021, uma data que foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 1972 na Conferência de Estocolmo.
Essa data tem por finalidade, conscientizar as pessoas e empresas da importância e necessidade de preservar a natureza, afinal, o homem é o principal responsável pela degradação ambiental e sua mudança climática. Espera-se com esse dia que a população receba informações importantes sobre os impactos do ser humano e que adquira mais consciência sobre a exploração e o uso dos recursos naturais.
Com intuito de que essa conscientização aconteça, são desenvolvidas estratégias e campanhas que mobilizam não apenas o cidadão, mas toda a sociedade como também os governantes e empresas.
Uma dessas estratégias desenvolvidas e que já ganhou grande destaque é o marketing verde ou também chamado de marketing ambiental, ecomarketing ou marketing ecológico.
O que é marketing verde?
O marketing verde é um movimento que busca diferenciar uma empresa ou marca com um posicionamento de consciência sustentável.
É basicamente um conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de amenizar os problemas ambientais causados pelo ser humano, vinculando a marca com seus produtos e ou serviços a uma imagem ecologicamente consciente.
Essa postura “eco-friendly” contribui em sua imagem, reputação e divulgação, gerando assim um crescimento em venda de seus produtos e serviços.
Como surgiu o marketing verde?
Essa ideia surgiu na Europa e nos Estados Unidos por volta de 1960, com um despertar da sociedade sobre a consciência ecológica da população.
Apesar disso, seus impactos no mercado foram percebidos mais fortemente apenas no início da década de 90, no qual há o advento e avanço da internet, o que gerou maior velocidade e disseminação das informações com a forte expansão da globalização.
A crescente preocupação com os impactos ambientais e consequências que vem ocorrendo fez com que a sociedade começasse a pressionar as empresas e os governos para que ações responsáveis no âmbito ambiental fossem tomadas.
Quais são os benefícios de aderir ao marketing verde?
Nunca se falou tanto em sustentabilidade e em marketing verde como hoje em dia e há vantagens para apostar nessa estratégia.
Aderir a essa tática, é uma demonstração de preocupação com o mundo e com os padrões de consumo, o que funciona como uma forma de se posicionar no mercado. A empresa quando demonstra ter consciência ecológica, a tendência é que ela atraia também um público com essa mesma consciência.
Aquele público sem consciência ecológica não vai deixar de consumir o produto caso a empresa se torne mais sustentável, mas as pessoas com consciência ecológica se tiverem opção entre uma empresa responsável e outra que não tenha essa consciência, ela optará pela primeira.
Muitos hoje estão tão engajados com práticas sustentáveis que preferem pagar até mais caro por isso, o que permite aumentar sua margem de lucro.
A empresa ganha credibilidade, transmitindo uma imagem mais séria e comprometida com o futuro do planeta, o que faz com que investidores passem a enxergar o negócio com outros olhos.
Por fim, gera maior simpatia da sociedade e da opinião pública com a sua marca, agregando mais valor.