A palavra da semana que esteve no Trending Topics das redes sociais, é a sigla LGBTQIA+ (sigla que inclui lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queers, intersexuais, assexuais e outras sexualidades e identidades de gênero). Cada letra representa um grupo de pessoas que sofre diferentes tipos de discriminação, preconceito e violência.
A sigla tem grande importância na representatividade de um movimento político-social que defende a diversidade e busca mais representatividade e direitos para essas comunidades, igualdade e respeito.
Mas por que essa sigla está em destaque nessa semana?
Junho é o mês do orgulho, mês no qual essas comunidades em todo o mundo se reúnem e celebram a liberdade de serem elas mesmas.
As reuniões de orgulho estão enraizadas na história desses grupos que lutaram por décadas para superar e enfrentar o preconceito e serem aceitos como realmente são.
O mês de junho é celebrado mundialmente, chamado de mês do orgulho LGBTQIA+, no qual é marcado por eventos, palestras, festas e pela tradicional Parada do Orgulho LGBT.
Esse mês de mobilização faz parte da luta da comunidade LGBTQIA+, que também celebra em junho uma das datas mais importantes da resistência do movimento: o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, em 28 de junho. Essa data é o marco-zero da luta pelos direitos LGBTI+ nos EUA e no mundo.
Em 1969, nos EUA, uma das mais importantes rebeliões civis da história aconteceu, conhecida como a Rebelião de Stonewall, onde gays, lésbicas, travestis e drag queens enfrentaram a força policial em um episódio que serviu de base para o Movimento LGBTI+ em todo o mundo.
O principal objetivo dessa data é a conscientização da população sobre a importância do combate à homofobia e a transfobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos, independente da orientação sexual e identidade de gênero.