Preparados para as mudanças que estão em vigor desde março de 2024? O FGTS Digital é a plataforma que gerencia a arrecadação do FGTS, em substituição à SEFIP. O novo sistema utiliza as remunerações declaradas no eSocial, em que os débitos são individualizados desde a sua origem. Dessa forma, os empregadores podem gerar guias rápidas e personalizadas. Além disso, é possível recolher várias competências e tipos de débitos em um só documento, reduzindo tempo e custos operacionais. A arrecadação do FGTS também passa a ser feita por meio de PIX, como detalhamos a seguir.
Conheça detalhes sobre a plataforma e a digitalização do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
NOVAS REGRAS PARA RECOLHIMENTO DIGITAL
Tenha muita atenção! O recolhimento do FGTS referente à competência de março deve ser recolhido até o dia 19 de abrilvia o novo portal FGTS Digital. Com as mudanças, a partir desse mês, fica dispensada a geração da SEFIP.
PRINCIPAIS MUDANÇAS DO FGTS DIGITAL
- Alteração do vencimento
A partir da competência de março, o vencimento mensal vai mudar do 7º para o 20º dia útil do mês. Se o dia 20 recair em dia não útil, o vencimento será antecipado para o primeiro dia útil imediatamente anterior.
- Pagamento via PIX
O recolhimento será exclusivamente através do PIX, promovendo economia com tarifas bancárias. Ajuste seu limite para pagamentos via PIX.
- Integração com eSocial
As informações transmitidas no eSocial vão alimentar a nova ferramenta de forma instantânea. Redobre a atenção para evitar erros!