Ter sua própria empresa é o sonho e desejo de muitos empreendedores. Muitos que estão iniciando seus negócios não tem muita noção e o medo e insegurança que surgem só em pensar em como controlar os processos contábeis de seu novo negócio aparecem nesse momento.
A contabilidade se analisada por uma perspectiva mais simplista se torna algo que pode ser facilmente controlada. Porém, é necessário uma atenção extra e uma gestão organizada de modo prático, pois dessa forma tudo se torna mais simples de ser compreendido e colocado em prática.
Pensando nisso, a OnConte separou algumas dicas simples que vão lhe orientar sobre como seguir nessa hora e agilizar o processo contábil da sua empresa:
Defina seu plano de negócios
Ao iniciar qualquer atividade, é fundamental saber o que você pretende, qual são seus planos para a empresa, como por exemplo, se haverá sócios, qual sua perspectiva de faturamento.
O plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. Ele é importante tanto para quem está abrindo o negócio quanto para quem está ampliando o empreendimento. Vale destacar que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio.
Escolha o enquadramento correto para a sua empresa
Duas coisas precisam ser observadas: o faturamento e a atividade realizada pela empresa. Com isso, você pode procurar orientação de um contador para verificar qual o regime tributário correto ao seu negócio.
Existem 3 possibilidades: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Cada um deles possui uma alíquota específica de recolhimento de impostos.
Com a orientação adequada, você evita o pagamento de um conjunto de tributos incorretos, que poderiam sacrificar a saúde financeira do seu empreendimento. Em contrapartida, também se evita o recolhimento de valores inferiores aos devidos, o que implicaria em sonegação de impostos.
Faça um planejamento financeiro
Nunca é demais lembrar da importância de ter um bom planejamento financeiro. Esse processo precisa ser feito de forma rotineira em qualquer empresa. Mas no início de qualquer negócio é preciso estruturar sua estratégia de finanças. Ao fazer esse processo com cautela e atenção logo no início do seu negócio faz com que sua empresa comece forte e com os pés no chão. Manter suas finanças controladas e em dia certamente irão impactar positivamente na contabilidade.
Mantenha organizado o calendário de impostos
Manter o controle financeiro sob controle é fundamental, mas é preciso ficar atento ao calendário de pagamentos de seus impostos, pois caso haja atrasos, eles podem acabar prejudicando seu negócio como um todo.
Dependendo do regime tributário de sua empresa, alguns processos se tornam mais simples. Caso sua empresa tenha optado pelo Simples Nacional esse processo é mais simples, você terá apenas uma única guia mensal para pagar, no qual todos os impostos estão inclusos nela, a DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Só é preciso ficar sempre atento ao vencimento dessa guia, que geralmente acontece no dia 20 de cada mês.
Porém, se seu negócio se enquadra no regime de Lucro Presumido, o processo é diferente e requer mais atenção. Existem 5 guias de impostos para pagar, que podem ter diferentes datas de vencimento (ISS, PIS, Confins, IRPJ e CSLL). Com isso, faz-se necessário ter um pouco mais de organização para manter seu calendário de tributos sempre atualizado.
Conte com um bom contador
O processo contábil apesar de parecer difícil, ele pode ser compreensível para qualquer pessoa interessada em aprender, apesar de haver uma série de particularidade e variáveis. Em razão disso, é preciso que seu negócio conte com um bom profissional contábil, que possua conhecimento e experiência sobre o assunto.
A parceria entre empresa e contador precisa ser sempre aberta, ou seja, para que a contabilidade possa ser feita da forma correta, com agilidade e eficiência, é necessária sua participação na entrega das informações necessárias ao contador. O empresário precisa entender quais são as suas responsabilidades e as do contador. Não omita informações do seu contador, isso pode ser prejudicial para sua empresa e trazer graves consequências.
Para facilitar o controle contábil da sua empresa é importante contar com uma plataforma de gestão financeira. A OnConte é uma contabilidade online que traz essa solução que ajuda o empreendedor a gerenciar seu negócio de forma clara, rápida e sem burocracia, fornecendo um controle de todos os processos financeiros e contábeis.