Em um contexto no qual o Brasil e o mundo enfrentam por consequência da pandemia, as pessoas precisaram se reinventar. A COVID-19 trouxe um impacto direto na vida de todos, em alguns muito mais do que se possa imaginar.
A ideia de reinvenção se tornou necessária e nunca foi tão intensa como no cenário atual. Essa necessidade de mudança estabeleceu o “novo normal”, afinal, a pandemia trouxe à tona várias questões, como o distanciamento social e, com ele, mudanças na estrutura das relações.
Com a necessidade desse distanciamento, toque de recolher, implantação de medidas mais severas como a quarentena em diversas cidades e países, muitos perderam seus empregos e a busca de alternativas de trabalho para continuarem ganhando dinheiro de alguma forma foram surgindo.
Como conseguir ganhar dinheiro nesse momento caótico sem sair de casa é um questionamento em que muitos foram se deparando atualmente.
Se é possível? Sim, é possível, e já faz algum tempo que os profissionais de todos os campos de conhecimento vêm explorando todo o potencial do mundo online.
A internet vem dando voz a muitas pessoas, antes vista como uma maneira de “esfriar relações”, já é percebida que o “quão longe” também pode ser sinônimo de próximo, sendo uma ferramenta que vem encurtando distâncias e estreitando laços. O online aproximou as pessoas e as instituições, otimizou o tempo, inclusive aquele que cada um investe em sua vida pessoal e doméstica.
Apesar de muitas micro, pequenas e médias empresas terem sofrido um grande impacto negativo devido à crise gerada pela pandemia, o cenário atual abriu oportunidades também.
O momento abriu espaço para as pessoas aprenderem novas modalidades de vendas, permitiu empreender e inovar. A buscar de aplicar estratégias de acordo com o perfil de cada cliente, investir em novas tecnologias e ter mais tempo para planejamento e gestão.
A necessidade do home office promoveu mudanças estruturais nas empresas, tanto na alocação de recursos para trabalhar e atender de forma remota, quanto no investimento em tecnologia para vendas não presenciais, por exemplo.
Em diferentes aspectos, o cenário da pandemia trouxe muitos desafios, porém muitas oportunidades. Empreendedores e gestores precisaram buscar formas de se adaptar ao momento, além da necessidade de se reinventar para fortalecer os negócios em meio à crise econômica.