O ano de 2020 foi um ano que sofreu diversas mudanças comportamentais e culturais, e com a pandemia de coronavírus, entre outras coisas, será lembrado sobre a afirmação do conceito de trabalho remoto, mais conhecido como home office.
Com o agravamento da pandemia, o distanciamento social mais severo, muitas empresas foram forçadas a adotar o modelo. O home office, ou seja, escritório em casa, é um tipo de trabalho que permite com que as pessoas e empresas se conectem à distância. É considerado por muito tempo como um modelo ineficaz, visto como um trabalho com pouca produtividade. Porém, hoje já vem ganhando cada vez mais espaço no mercado.
O que era algo incomum para muitas empresas, se tornou uma necessidade com a situação mundial. À medida que todos se adaptam a esse modelo mais moderno de trabalho, as empresas têm muito a ganhar.
Para os empregadores, manter seus funcionários trabalhando em casa, sem a necessidade de um escritório da empresa, significa redução de diversos gastos, como de energia, água, luz, entre outros. Para o colaborador há também vantagens como economia com transporte, combustível e até economia de tempo.
Se você se deparou com o home office, veja a seguir dicas de como fazer seu trabalho render mais e ainda saber como organizar melhor seu ambiente de trabalho:
1- Invista em um ambiente adequado
Encontre um espaço na sua casa que seja apto para você conseguir trabalhar. Um ambiente no qual a internet funcione bem, tenha boa luminosidade e uma cadeira confortável.
2- Fique em um local sem distrações
Um ambiente agradável para que você possa exercer suas atividades sem ser interrompido por familiares ou animais de estimação. É bom deixar claro para as pessoas que moram com você que não é porque você está trabalhando de casa que está livre para os afazeres domésticos e familiares. Seja pontual sobre suas obrigações como qualquer outro profissional e da necessidade de um espaço dedicado à sua profissão.
Quanto aos animais de estimação, procure deixar os momentos de interação para os intervalos. Caso contrário, você pode perder o foco e o seu desempenho geral é afetado.
3- Vista-se para trabalhar
Vestir roupas que normalmente usamos em casa, nos proporciona uma sensação de preguiça, até sonolência. Busque utilizar vestimentas mais adequadas para um dia de trabalho, não precisa ser uniforme ou roupa social, mas tente usar peças que transmitam uma imagem mais profissional e séria para que o seu cérebro entenda que você não está em um momento de lazer.
4- Mantenha o ambiente limpo e organizado
Não adianta estar em um local adequado, com boa luminosidade e sem distrações se a mesa de trabalho por exemplo está em completa desordem. Um lugar desarrumado pode gerar desmotivação ao profissional, gerando atividades improdutivas. É necessário manter seus documentos, equipamentos e materiais sempre organizados.
5- Tenha uma boa conexão de internet
Para que seu trabalho remoto seja produtivo é preciso ter um plano de internet consideravelmente rápida e estável. Esse plano deve ter uma taxa razoável de velocidade para download e de upload de dados.
6- Organize as tarefas do dia
O dia de trabalho pode ser mais produtivo e melhor rendimento se você planejar as suas atividades diárias. Faça uma listagem em um caderno ou até em sua agenda listando os compromissos obrigatórios e as pendências mais urgentes, em seguida anote as atividades menos importantes, mas que também precisam serem feitas para que você não esqueça, deixando espaço para atividades secundárias, incluindo imprevistos.
7- Mantenha horários bem definidos
Trabalhar presencialmente em uma empresa ou escritório significa, na maioria dos casos, ter um horário de expediente, ou seja, hora de início e hora de encerramento. Entretanto, para quem desempenha funções home office, o horário acaba sendo um pouco mais flexível.
Porém isso não significa não ter rotina, faz-se necessário marcar o início e o final de seu trabalho. Tudo deve ser feito dentro de seu horário de expediente de forma saudável, tanto para seu corpo quanto para sua mente. Não emende os intervalos de descanso e não continue trabalhando depois do horário.