Se você é um microempreendedor individual esse conteúdo é para você que está em busca de informações sobre esse regime tributário.
Atenção! Você não deveria cometer esses erros que são simples e, ao mesmo tempo, tão importantes!
A OnConte separou algumas dicas, que na verdade, são orientações para o MEI, independente da área de atuação, que a grande maioria comete esses erros e não sabe, podendo trazer prejuízos para o negócio.
Limite de Faturamento
Ao faturar mais que 81 mil dentro do ano em exercício, é necessário comunicar ao contador e fazer a migração de MEI para ME. Pensando em 12 meses (período de 1 ano) o MEI pode faturar até R $81.000,00 por ano. Se você abriu o MEI em janeiro de 2021, por exemplo, você terá até dezembro de 2021 para atingir o limite de faturamento de R $81.000,00.
Cuidado com CPF E CNPJ
O principal risco de ter a maquineta de cartão em seu CPF é que as obrigações tributárias seguem a legislação do Imposto de Renda Pessoa Física, e se em vez de você usar o CPF, você utilizar o CNPJ, existe uma parte do faturamento que é isento do IRPF. Ou seja, ao utilizar o CPF você pode pagar mais impostos, dependendo do seu faturamento.
É importante ter contas bancárias separadas, uma conta para PF e uma outra para PJ, dessa forma, você consegue separar esse rendimento.
Baixa na empresa
Dar baixa na empresa não significa que os débitos irão desaparecer, pelo contrário, se a dívida não for paga, será direcionada automaticamente para o CPF do empreendedor.
Pagamento do MEI
É preciso fazer o pagamento da contribuição mensal todos os meses! Caso não pague, o seu MEI ficará irregular.
Então se não vai mais utilizar, dê baixa no MEI, neste caso não terá que ficar pagando todos os meses.
É comum acontecer isso, a pessoa abrir um MEI pagar alguns meses e depois não querer mais utilizar o MEI e acabar deixando de lado.
Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica
Todo microempreendedor individual é obrigado a fazer a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica mesmo que não houve faturamento, também é obrigado a fazer a declaração e informar que teve zero reais de faturamento. Ou seja, com ou sem movimento está obrigado a fazer a sua declaração de imposto de renda do MEI.
Fique bastante atento a esses principais erros que são cometidos pelos microempreendedores para não prejudicar o seu negócio.