O estilo de vida influencia diretamente na saúde, e as escolhas erradas podem favorecer o desenvolvimento de doenças graves. E, como diz aquele famoso dita “prevenir é melhor do que remediar”.
O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter e mantê-la em dia é fundamental para quem deseja viver muito e, claro, com qualidade.
Origem do Dia Nacional da Saúde
O dia Nacional da Saúde é celebrado anualmente em 5 de agosto. Essa data foi instituída em 1967 em homenagem a Oswaldo Cruz, data de seu nascimento. Ele foi um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX. Oswaldo Cruz foi responsável pela criação do Instituto Soroterápico Federal (atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz) e da fundação da Academia Brasileira de Ciências.
Além de ser uma homenagem, essa data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável. Uma tentativa de um despertar na população sobre o valor da saúde e dos cuidados para com ela.
O Dia Nacional da Saúde foi oficializado e inserido no calendário oficial brasileiro através da Lei nº 5.352, de 8 de novembro 1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura.
As ações implementadas nesse dia têm como objetivo despertar valores relacionados a saúde, cuja definição vai muito além da ausência de doenças, está diretamente relacionada a presença de uma autêntica qualidade de vida no cotidiano da população. Ser saudável depende de uma série de fatores, tanto físicos como mentais e que precisam fazer parte da rotina de todos, como uma boa alimentação, privilegiando alimentos frescos em detrimento de alimentos processados e ultra processados, ingestão suficiente de água, a prática de atividades físicas, lazer e descanso.
Portanto, dia 5 de Agosto é o Dia Nacional da Saúde, mas não é somente neste dia que se deve cuidar dela.