Registrar a marca é um processo muito importante para o empreendedor. Ela está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem administrada e desenvolvida, pode vir a gerar lucros constantes.
A marca é a principal ligação entre o negócio e o cliente. Por meio dela que há uma identificação e diferenciação de uma empresa para outra, sendo entendida como o referencial da qualidade daquele produto ou serviço.
Proteja sua marca
A única maneira de proteger sua marca de forma legal de possíveis copiadores e da concorrência, já ganhando lugar no mercado é de registrá-la.
Para registrá-la, é necessário buscar o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e solicitar o pedido, que será examinado em conformidade com a Lei de Propriedade Industrial e demais resoluções administrativas do órgão.
Quais motivos para registrá-la?
1- Uso exclusivo da marca
Ao registrar a marca, você terá o uso exclusivo em território nacional. Lembrando que ele é para serviços ou produtos de mesma natureza.
Sendo assim, o uso exclusivo traz segurança para o empreendedor e é um ponto essencial para evitar preocupações maiores no futuro com o seu negócio.
2- Evita o risco de mudança de marca depois de já estabelecida
Ter de alterar a sua marca após já ter se estabelecido no mercado não é muito vantajoso. O trabalho para alavancar uma marca não é fácil, são dias, meses e até anos para conseguir alavancar o nome e conquistar o consumidor e se transformar em sinônimo de qualidade e confiança.
Por isso, é comum nenhum empreendedor querer, depois de tanto trabalho, ter de fazer uma alteração tão grande, e repetir todo o trabalho que teve para tornar seu nome conhecido.
3- Agrega valor à marca
A valorização da marca a torna mais atrativa, chamando atenção de investidores e mais facilidade para vender o seu negócio.
Não há investidor que vai querer se envolver com um negócio que nem ao menos tenha a sua marca registrada. Afinal, qual a segurança que ele terá?
Sendo assim, o registro da marca é fundamental para dar essa segurança e demonstrar também força a possíveis interessados em investir na sua empresa.
4- Proteção contra uso indevido
Ao registrar uma marca, isso te fornecerá uma proteção mais eficiente, você possui direito sobre ela.
É possível impedir terceiros de divulgar indevidamente sua marca em sites e páginas de redes sociais, inclusive em algumas redes sociais é possível retirar uma página da rede rapidamente, se for comprovada a contrafação de marca anteriormente registrada. Ou seja, qualquer uso indevido pode ser combatido e indenizado.
Basta o uso indevido para que seja possível a indenização, tanto material como moral, além da proibição do seu uso.